Westcrown permanece
como o último vestígio da antiga
ordem, onde a nobreza relutante escondeu-se
após a Três-Vezes-Amaldiçoada Casa Thrune subjugar, ao
seu domínimo diabólico, o resto do reino. Como o calor do verão ao
crepúsculo, Westcrown permanece, mas é um espectro de sua antiga glória. A arquitetura antiga e
eclética é dominada, ao norte, por
quarteirões desmoronantes e preenchidos com ameaças
invisíveis. Ao mesmo tempo, suas noites são assombradas por uma praga crepuscular de sombras mortais.
Parte 3: Geografia
Westcrown
Metropolis
padrão (prefeito empossado pela monarquia
chelishiana); Alinhamento: Ordeira
e Má.
Limite
de item encontrado à venda: 16,000 gp.
Demografia:
população de 114,700 moradores tipo cosmopolitana (88% humana,
7% halfling, 5% outras raças).
Figuras
de Altoridade: Lictor Richemar Almansor, comandante da Cidadela Rivad, lider dos
Hellknighs da Ordem do Rack (humano, masculino); Lorde Prefeito Aberian
Arvanxi, prefeito de Westcrown e patriarca da Casa Arvanxi (humano, masculino);
Vassindio Drovenge, patriarca da Casa Drovenge (humano, masculino); Duxotar
Iltus Mhartis,comandante da guarda municipal (humano, masculino); Eirtein
Oberigo, patriarca da Casa Oberigo (humano, masculino); Casarus
Vitallain, capitão do porto (humano, masculino); General Vourne, comandante da frota imperial da baía de Gemcrown
(humano, masculino); vários outros patriarcas e matriarcas de casas nobres.
Westcrown de Relance
O local onde álguem se encontra em Westcrown é
determinante para o tamanho, a altura e a opulência das construções
circundantes. Cada construção, no entanto, começa com uma fundação de pedra, na
maioria das vezes de pedra leve extraída das colinas circundantes ou ao longo
do rio Adivian. As áreas mais ricas da cidade contêm construções completamente
de pedra de alvenaria, se não materiais mais raros e especializados. A maioria
dos prédios adicionam três ou mais níveis de madeira, tanto de variedades de
árvores locais, quanto do carvalho escuro derrubado em Barrowood e trazido pelo
rio. Prédios se apoiam uns aos outros nos níveis mais altos onde necessário. A
visão de construções autônomas normalmente denota o dinheiro e a influência da nobreza.
Ruas e calçadas em Westcrown praticamente ondulam
em alguns locais, prova da natureza aleatória dos
espaços de construção. Pedra
pavimenta todas as superfícies dentro
das muralhas da cidade, e enquanto as principais
avenidas de áreas mais ricas têm
lajes de pedra, claras como um espelho
durante a chuva, pedras imperfeitas preenchem
outras áreas. Todos escoamento fica canalizada
para as grelhas de esgoto ou de volta para o rio, e manter as grelhas desbloqueadas se torna uma tarefa informal para os dottari durante as estações
chuvosas. Apesar de haver coletores de lixo para cuidar das
ruas e mantê-las sem detritos, poucas
pessoas além dos ricos podem pagá-los, e pilhas de lixo crescem
nos becos das camadas mais pobres da
cidade até serem limpas por moradores
ou sacerdotes benevolentes.
O orgulho e a arrogância da cidade tem diminuido ao longo das décadas,
juntamente com a sua influência perdida
como a fracassada "Casa de Aroden". Como resultado, muitos wiscrani
já não vêm como uma questão de honra manter
seus bairros limpos ou na melhor forma possível. Estruturas expostas aos elementos permanecem sem reforma, lixo engasga alguns becos,
e as coisas mudam apenas pela influência
das moedas ou das lanças dos dottari.
Enquanto a fé de muitas pessoas desabou com Aroden,
seus sacerdotes e adoradores de seus fundadores continuam a cuidar de Westcrown e
de seu povo, escorando e reparando
templos e construções comuns.
A cerca de um quilômetro da muralha norte
de Westcrown, o rio Adivian Superior altera o seu curso principal e
segue seu caminho para oeste, entre as colinas. Este canal continua a ser um rio forte
sob a Ponte Adivian, mas lentamente encolhe-se e divide-se entre riachos
rasos, piscinas e pântanos das Dhaenfens. Dhaenflow é
o nome local da hidrovia, apelidado por
um nobre que privou os seus inimigos de seus despojos, fugindo para os pântanos com os últimos tesouros de sua casa decadente.
Westchannel: o Canal
do Oeste
Em torno de 200
metros após o Dhaenflow alterar-se do curso principal, o rio se divide
novamente no Canal do Oeste. Este é o canal principal
de Westcrown. Nele, a corrente diminui
pelo abrigo natural das ilhas e da costa. Muitos acreditavam que Aroden abençoou
Westcrown, pois o lixo raramente corria para o Canal do Oeste ou para os canais das
ilhas. Os lixões espalhados nas margens orientais muitas vezes formavam-se naturalmente com cada inundação primaveril,
e os wiscrani usavam essas
terras para a mesma finalidade. Agora, um século após a morte de Aroden, mais e mais madeira, navios naufragados, e outros destroços
acumulam-se no Canal do Oeste ou em outros canais, por vezes, o
suficiente para danificar ou impedir
o tráfego comercial até que possa ser desempetido por equipes de marinheiros.
Southrun: a Correntesa do Sul
A Correntesa do Sul é o
nome para o Adivian Sul,
conforme ele continua além de Westcrown,
muitas vezes cheio de resíduos, destroços
e outros depósitos em direção às costas
orientais. Ao contrário das correntes
plácidas do Canal do Oeste, o Adivian do Sul, ao
longo da Ilha de Westcrown, apresenta
uma forte correntesa que arrasta os barcos
desancorados ou descontrolados contra as costas orientais ou para o sul da baía.
Distritos
O que antes
eram pântanos, atoleiros e ilhotas solidificou-se na Westcrown de hoje. Incontáveis
troncos de árvores fincadas na lama e nas rochas formaram as fundações da
cidade. Milênios de construção e reconstrução levaram às atuais ruas de pedra.
A cidade do Crepúsculo
esculpe-se em três paregos distintos ("grandes regiões") utilizados e
compreendidos por todos os moradores da cidade: o Regicona ("palácio
flutuante"), ilha de Westcrown; o Spera ("Altar da Esperança"),
as seções ainda ocupadas da cidade, e o Dospera ("Altar do Desespero"),
as regiões arruinadas ao norte de Westcrown. Quando os moradores fornecem
instruções sobre a cidade, porém, eles divididem-na em regos (significando regiões
ou setores).
Rego
Cader:
o que os
moradores chamam de o "Setor
Morto" refere-se às ruínas ao norte. Embora os Wiscrani mais velhos podem dizer que este costumava ser o Rego Plea (antigamente lar de escravos,
servos e comerciantes menores).
Agora, a maioria das construções são casebres e casas semi-demolidas, antro de ladrões, ou até mesmo covis de monstros.
Rego
Corna:
"Setor da Coroa" abrange o antigo
bastião de poder em Cheliax -
a Corte Imperial e suas construções.
Rego
Laina:
"Setor da Lâmina," é nomeado devido aos muitos nobres, forjas e
artezões encontrados aqui.
Rego
Pena:
"Setor da Moeda"
possui as operações mais lucrativas
e muitas casas de posição política ou monetária duvidosas.
Rego
Sacero:
"Setor Sacro"
contém mais santuários e imóveis eclesiásticos (funcionando ou em ruínas) do que outras cinco cidades de Cheliax combinadas.
Rego
Scripa:
"Setor do
Escriba" uma vez foi o centro do trabalho burocrático do império chelishiano. Agora é principalmente habitado por cartógrafos, armazéns comerciais, e negócios relacionados aos navios.
Lugares dígnos de nota
A seguir estão alguns dos lugares mais conhecidos
e importantes da cidade (as letras
equivalem às indicações no mapa).
A. O Korradath: uma vez, a sede do
Imperial de Cheliax, este enorme
castelo fortificado permanece
uma visão impressionante, porém marcada por
manutenção deficiente. Hoje, ela ainda é usada para escritórios, alojamentos temporários, ou locais de encontro neutros para os nobres, comerciantes ricos, e embaixadores de distantes portos, que precisam ser impressionados ou protegidos da exposição a
"plebe comum na costa."
B. Vaneo Drovenge: esta massiva mansão de três andares, ao
contrário de muitos edifícios em Westcrown,
é impecávelmente limpa por seus escravos
semanalmente. Por isso, os
seus arcos de mármore verde e
telhas de ardósia preta brilham
em comparação a seus arredores.
C. Vira Oberigo: esta propriedade murada tem sido a construção primária da Casa Oberigo por
séculos.
D. Miratanza:
"O Mercado Flutuante" permite
servos da ilha comprar alimentos e bens para seus nobres senhores.
Ancorado no lugar, as numerosas plataformas permitem que os
fornecedores aluguém espaços e vendam
diretamente de seus estoques.
E. O Pleatra: este mercado de escravos é um dos maiores complexos de construção no setor.
F. Casa Taranik: a Ordem do Rack
faz aqui a troca da tropa Hellknights cedida à cidade, junto
ao Paralictor local, todas as semanas.
O comandante oficial da Casa Taranik é o Paralictor Gonville Chard (humano, masculino).
G. A Elevada de Aroden: esta grande colina está agora coberta com santuários abandonados
e uma estátua gigante do deus morto.
H. A Arodennama: medindo
27 metros de altura entre seu topo e sua base na Elevada de Aroden e moldada em
maciços blocos de mármore branco, a estátua antecede qualquer história Avistani
conhecida e todas as outras estruturas existentes em Weastcrown.
I. Qatada Nessudidia: O maior templo de Asmodeus
em Westcrown, a clarabóia cristalina da catedral brilha
em um vermelho sinistro em todos os momentos.
Glossário
Os nativos de Westcrown, juntamente com vários outras grande cidades
chelishianas, possuem um vasto
vocabulário referente a títulos,
locais e específicidases relativas ao
seu lar.
Adel: uma pequena barcaça pessoal;
Pyrahje: tochas do tamanho
de homens que iluminam as
principais áreas de Westcrown à noite;
Parego: "Grande
Região", um dos três principais
distritos de Westcrown;
Rego: uma região ou
bairro de Westcrown;
Vaneo: uma mansão chelishiana;
Vira: uma propriedade chelishiana.
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